segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Uma ponte entre o medieval e contemporâneo?

Ao se tratar das cantigas medievais, por exemplo, questiona-se a existência de pontes entre essas antigas produções literárias e as produções contemporâneas no campo artístico como um todo. A questão primordial é: de que forma isso acontece? 

Tomando como exemplo a cantiga de amor, em que uma atmosfera suplicante preenche o poema do início ao fim, vê-se que o sofrimento do trovador é torturante. A presença da coita (sofrimento amoroso) é claramente perceptível. O trovador se consome num queixoso lamento por causa da sua “senhor”, é uma súplica apaixonadamente triste.

"Ai, mia senhor, lume dos olhos meus!
Hu vos non vir, dizede-mi, por Deus, 
Que farei eu, que vos sempre amei?

Pois m’assi vi, hu vos vejo morrer, 
Hu vos non vir, dizede-m’ua ren, 
Que farei eu, que vos sempre amei?

Eu, que nunca outrem soube servir
Se non, senhor, vós, e, hu vos non vir, 
Que farei eu, que vos sempre amei?"
(Fernan Fernandes Cogominho)


Contudo, sabemos que amor, saudade, rejeição e veneração são sentimentos universais, atemporais. Apenas as formas de expressá-los é que se modificaram na passagem do tempo. Mas, estão aí, presentes em nosso dia-a-dia em cada ser humano.

O tema do amor impossível, por exemplo, é recorrente em muitas manifestações artísticas, estando presente em todas as épocas. Podemos observar como isso acontece ao tomar conhecimento de um fragmento da letra de uma música do grupo Legião Urbana, que vem tratar justamente desse tema, o amor platônico:

"Eu sou apenas alguém
Ou ate mesmo ninguém
Talvez alguém invisível
Que a admira a distancia
Sem a menor esperança
 (...)
Você é o motivo
Do meu amanhecer
E a minha angústia
Ao anoitecer
(...)
Dono de um amor sublime
Mas culpado por querê-la
Como quem a olha na vitrine Mas jamais poderá tê-la
(...)
Eu sei de todas as suas tristezas E alegrias
Mas você nada sabe
(...)
Nem sequer que eu existo."

Este é apenas um dos exemplos que evidenciam claramente a correlação pertinente dos textos apresentados no blog com questões contemporâneas. É de fato claro que muitos outros exemplos poderiam ser mostrado aqui, visto a recorrência de temas e abordagens entre épocas diferentes. 


Referências Bibliográficas: 
ALGERI, Nelvi Malokowsky. A poesia trovadoresca e suas relações com a Literatura de Cordel e a Música Contemporânea. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_nelvi_malokowsky.pdf> Acesso em: 24 set. 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário