segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O surgimento da valorização da mulher

É de conhecimento de todos que, em um primeiro momento, a mulher não foi valorizada e sempre esteve abaixo dos homens. Isso posto, como podemos explicar a valorização feminina nas cantigas de amor?


As explicações para tal inferioridade perpassam diversas questões, entre elas a força física feminina ser inferior à masculina. Assim, trabalhos pesados, guerras e caças eram feitos mais eficientemente pelos homens. Além disso, neste período a mulher passa a ser demonizada ou até mesmo considerada pior que o demônio. Segundo Krammer e Sprenger, é a mulher que dá ao demônio o poder de possuir a alma humana através do sexo. Dessa maneira, quando ela tem intimidade com o demônio, torna-se capaz de desencadear todos os males do mundo. Havia também, nessa época, a famosa "caça às bruxas": "diz que a mulher é mais carnal que o homem e, por isso leva o homem a pecar, justificando que a primeira mulher já 'veio com defeito de fabricação' e por isso é um animal imperfeito. As mulheres eram torturadas das mais variadas formas para confessarem a prática de bruxaria, e, se ainda assim não confessassem, os juízes poderiam trazer outros instrumentos de tortura, que poderia levar até três dias". 


Paralelamente a isso, crescia o culto à Mariologia (o culto da Virgem Maria) na Idade Média. Dessa forma, o cristianismo busca modificar o papel da mulher através de Maria. Suprimia-se, portanto, a mulher “pecadora” e exaltava-se a virgem, mãe de Jesus, concebida sem pecado. A pureza estava em ser virgem. O sexo é pecado; a mulher é a fonte do pecado. Nesse contexto, "Jesus, ao contrário dos rabinos, acaba com o entendimento de que o desejo era inevitável. Ele não adverte os seus discípulos contra o olhar para uma mulher, mas alerta-os de fazê-lo com impureza. As mulheres devem ser reconhecidas como seres humanos iguais aos homens e não como simples objetos dos desejos dos homens. Uma vez reconhecido que as mulheres podem se relacionar de outras maneiras além do contato sexual e reconhecendo que a impureza não é apenas pecado, mas é um pecado deliberado, um ato de vontade como o adultério, então não há mais necessidade de evitar o seu contato social. A partir disso, Jesus e seus discípulos tratam as mulheres com dignidade elevando o status que elas tinham na sociedade da época." 


Essas duas ideias antagônicas são muito bem representadas pelas cantigas de amor, uma vez que há a presença do amor cordial, da mulher virgem e sem contato amoroso. Entretanto, podemos notar, ainda, a presença do desejo sexual muitas vezes disfarçado por construções ambíguas. 


Referências:
DURÃES, J. S.: Mulher, Sociedade e Religião. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/9CT?dd1=2763&dd99=view> Acesso 26 de setembro de 2016.

BARRIENTOS-PARRA, J.:A CONTRIBUIÇÃO DO CRISTIANISMO NA FORMAÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOSDisponível em: 
<http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/AdministracaoPublica/RevistaTemasdeAdministracaoPublica/03JORGE.pdf> Acesso 26 de setembro de 2016*Aulas ministradas pelo professor Fernando Fiorese na disciplina "Estudos Literários II" na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

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