sábado, 24 de setembro de 2016

Um pouco mais sobre as cantigas

       As cantigas do Trovadorismo Medieval são divididas em cobras (antiga denominação para estrofe) que são, por sua vez, segmentadas de acordo com seu estilo de rima. Assim, podem ser:


  • Cobras Singulares: cada estrofe apresenta rima própria, porém com o mesmo esquema rimático.


Exemplo:
    "A tal estado mi adusse, senhor,
   o vosso bem e vosso parecer
   que nom vejo a mi nem d'al prazer
   nem veerei já, enquant'eu vivo for
       u nom vir vós que eu por meu mal vi.

   E queria mia mort'e e nom mi vem,
   senhor, porque tamanh'é o meu mal
   que nom vejo prazer de mim nem d'al
   nem veerei já, esto creede bem,
      u nom vir vós que eu por meu mal vi."



  • Cobras Uníssonas: todas as estrofes têm o mesmo esquema rimático e ainda uma mesma série de rima — o que quer dizer que as terminações que causam as rimas são as mesmas em todas as estrofes.

Exemplo:
            "Senhor, que de grad'hoj'eu querria,
             se a Deus e a vós aprouguesse,
         que, u vós estades, estevesse
             convosc'e por esto me terria
                    por tam bem andante
                    que por rei nem ifante
                    des ali adeante
                    nom me cambiaria.

                E sabendo que vos prazeria
                que, u vós morássedes, morasse
                e que vos eu viss'e vos falasse,
                terria-me, senhor, todavia
                    por tam bem andante
                    que por rei nem ifante
                    des ali adeante
                   nom me cambiaria.
 
                Ca, senhor, em gram bem viveria,
                se u vós vivêssedes, vivesse
e sol que de vós est'entendesse,
terria-me, e razom faria,
                    por tam bem andante
                   que per rei nem ifante
                   des ali adeante
                   nom me cambiaria."


  • Cobras Doblas: as rimas dessa modalidade são repetidas do mesmo modo cada duas estrofes. 
Exemplo:
           "Vaiamos, irmana, vaiamos dormir
            nas ribas do lago u eu andar vi
            a las aves meu amigo.

      Vaiamos, irmana, vaiamos folgar
      nas ribas do lago u eu vi andar
            a las aves meu amigo.

      Nas ribas do lago u eu andar vi
      seu arco na mãao as aves ferir,
            a las aves meu amigo.

      Nas ribas do lago u eu vi andar,
      seu arco na mãao a las aves tirar,
            a las aves meu amigo.

      Seu arco na mano as aves ferir
      e las que cantavam leixa-las guarir,
            a las aves meu amigo.

      Seu arco na mano a las aves tirar
      e las que cantavam non'as quer matar
            a las aves meu amigo."
   

Há também outras formas de denominar as cantigas com base na sua métrica:


  • Cantiga de Descordo - Cantiga metricamente irregular. Suas estrofes não seguem um padrão.



  • Cantiga de Refrão - São cantigas que possuem a repetição de um verso no final de casa estrofe (facilitando, assim, a memorização). 



  • Cantiga de Mestria - Apresenta características contrárias às da cantiga de refrão, pois não possui a repetição de nenhum verso.



  • Cantiga de Atafinda - As estrofes são encadeadas até o fim da composição: o final do verso ou da estrofe liga-se ao seguinte, sem que haja interrupção no ritmo.



  • Cantigas de Refrão Paralelísticas - As cantigas de refrão paralelísticas possuem necessariamente um refrão. Mas nesse estilo de cantiga a rima se repete igualmente em cada estrofre e o último verso é idêntico em todas as cobras.



Finalmente, nas cantigas trovadorescas existem duas formas de chamar atenção para a ideia principal de tal cantiga influenciando no ritmo. Sendo elas:

Dobre - Restringe-se a repetir a mesma palavra em uma cobra.

Mordobre - Repetição de uma mesma palavra em uma única cobra, porém essa palavra estará em classes gramaticais e tempos verbais distintos.


Referências:
*Aulas ministradas pelo professor Fernando Fiorese na matéria Estudos Literários II, na UFJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário