- Cobras Singulares: cada estrofe apresenta rima própria, porém com o mesmo esquema rimático.
Exemplo:
"A tal estado mi adusse, senhor,
o vosso bem e vosso parecer
que nom vejo a mi nem d'al prazer
nem veerei já, enquant'eu vivo for
u nom vir vós que eu por meu mal vi.
E queria mia mort'e e nom mi vem,
senhor, porque tamanh'é o meu mal
que nom vejo prazer de mim nem d'al
nem veerei já, esto creede bem,
u nom vir vós que eu por meu mal vi."
- Cobras Uníssonas: todas as estrofes têm o mesmo esquema rimático e ainda uma mesma série de rima — o que quer dizer que as terminações que causam as rimas são as mesmas em todas as estrofes.
Exemplo:
"Senhor, que de grad'hoj'eu querria,
se a Deus e a vós aprouguesse,
que, u vós estades, estevesse
convosc'e por esto me terria
por tam bem andante
que por rei nem ifante
des ali adeante
nom me cambiaria.
E sabendo que vos prazeria
que, u vós morássedes, morasse
e que vos eu viss'e vos falasse,
terria-me, senhor, todavia
por tam bem andante
que por rei nem ifante
des ali adeante
nom me cambiaria.
Ca, senhor, em gram bem viveria,
se u vós vivêssedes, vivesse
e sol que de vós est'entendesse,
terria-me, e razom faria,
por tam bem andante
que per rei nem ifante
des ali adeante
nom me cambiaria."
- Cobras Doblas: as rimas dessa modalidade são repetidas do mesmo modo cada duas estrofes.
"Vaiamos, irmana, vaiamos dormir
nas ribas do lago u eu andar vi
a las aves meu amigo.
Vaiamos, irmana, vaiamos folgar
nas ribas do lago u eu vi andar
a las aves meu amigo.
Nas ribas do lago u eu andar vi
seu arco na mãao as aves ferir,
a las aves meu amigo.
Nas ribas do lago u eu vi andar,
seu arco na mãao a las aves tirar,
a las aves meu amigo.
Seu arco na mano as aves ferir
e las que cantavam leixa-las guarir,
a las aves meu amigo.
Seu arco na mano a las aves tirar
e las que cantavam non'as quer matar
a las aves meu amigo."
Há também outras formas de denominar as cantigas com base na sua métrica:
- Cantiga de Descordo - Cantiga metricamente irregular. Suas estrofes não seguem um padrão.
- Cantiga de Refrão - São cantigas que possuem a repetição de um verso no final de casa estrofe (facilitando, assim, a memorização).
- Cantiga de Mestria - Apresenta características contrárias às da cantiga de refrão, pois não possui a repetição de nenhum verso.
- Cantiga de Atafinda - As estrofes são encadeadas até o fim da composição: o final do verso ou da estrofe liga-se ao seguinte, sem que haja interrupção no ritmo.
- Cantigas de Refrão Paralelísticas - As cantigas de refrão paralelísticas possuem necessariamente um refrão. Mas nesse estilo de cantiga a rima se repete igualmente em cada estrofre e o último verso é idêntico em todas as cobras.
Finalmente, nas cantigas trovadorescas existem duas formas de chamar atenção para a ideia principal de tal cantiga influenciando no ritmo. Sendo elas:
Dobre - Restringe-se a repetir a mesma palavra em uma cobra.
Mordobre - Repetição de uma mesma palavra em uma única cobra, porém essa palavra estará em classes gramaticais e tempos verbais distintos.
Referências:
*Aulas ministradas pelo professor Fernando Fiorese na matéria Estudos Literários II, na UFJF
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