domingo, 4 de setembro de 2016

Contextualização histórica

O galego-português (também chamado de galaico-português, proto-galego-português, português antigo, português arcaico, galego antigo, galego arcaico) foi a língua falada durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza; dela descendem as atuais línguas portuguesa e galega. Assim, o galego-português é o idioma ancestral comum às línguas galaico-portuguesas.


A língua considera-se formada no século VIII principalmente como desenvolvimento do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos a partir do século II d.C. No seu momento, foi língua culta fora dos reinos da Galiza e de Portugal, nos reinos vizinhos de Leão e Castela. A sua importância foi tal que é considerada a segunda literatura mais importante durante a Idade Média europeia.



                                                     
Mapa cronológico que evidencia o desenvolvimento das línguas do sudoeste da Europa (entre as quais o galego- português).



O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. Nesses termos, ele teria se iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (476 d. C.), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente (também chamado de Império Bizantino), a partir da Queda de Constantinopla, no século XV (1453 d.C.)e com a chegada dos europeus à América.

A sociedade, muito diferente daquela do Império Romano, era rigidamente hierarquizada e marcada pela fé em Deus e pelo controle da Igreja católica - sem dúvida a instituição mais poderosa de toda a Idade Média. O poder político era descentralizado, isto é, estava nas mãos de inúmeros senhores de terra.

O certo é que durante esses mil anos a sociedade europeia construiu grande parte de seus valores culturais (que iriam se espalhar por todo o mundo a partir do século XV) com as Grandes navegações. Nesse contexto, podemos dizer que o trovadoresco foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, surgindo no século XII, quando Portugal estava no processo de formação nacional.


Bibliografia:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_galego-portuguesa>
<http://www.sohistoria.com.br/ef2/medieval/>
<http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm>

Nenhum comentário:

Postar um comentário